Encontro regional debate ações para conservação e uso da água e da sociobiodiversidade

  • -

Encontro regional debate ações para conservação e uso da água e da sociobiodiversidade

Agricultores familiares, técnicos agrícolas e representantes do poder público, especialmente das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente de diferentes municípios da região Alto Uruguai, estiveram reunidos em Itatiba do Sul/RS, no dia 16 de fevereiro 2022. O encontro regional foi para apresentar e discutir o projeto “Ampliação das estratégias e ações de conservação e uso da água e da sociobiodiversidade em propriedades de agricultores familiares da região norte e nordeste do RS”.

O projeto, desenvolvido pelo Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP), além de propor ações imediatas para recuperação e proteção de nascentes de água, tem o objetivo de discutir com a comunidade local estratégias de longo prazo, incluindo o uso da água e o potencial ambiental e econômico da valorização da biodiversidade nativa. Este encontro regional, que contou com o apoio local da Prefeitura de Itatiba do Sul, reuniu 85 pessoas da região Alto Uruguai.

A atividade iniciou com um painel sobre “Conservação e uso da água e suas alternativas a partir da revitalização de nascentes e valorização e uso da biodiversidade nativa da região, como meio de geração de renda e conservação dos ambientes naturais”, que foi apresentado pela equipe técnica do CETAP. Após este momento, foi servido um almoço elaborado com produtos da biodiversidade local, como forma de valorização e divulgação de possibilidades de uso culinário de produtos nativos da nossa região.

Pela parte da tarde foi apresentado o projeto, suas metas e previsão de execução. Após essa apresentação, o público foi dividido em quatro grupos para discussão e levantamento de propostas de implementação das ações. Na sequência, aconteceram os relatos dos grupos e foi realizado um debate em conjunto das proposições. Foram levantadas várias ideias de como fazer a proteção e recuperação das nascentes e o encaminhamento agora é dar continuidade às atividades previstas no projeto, começando pela recuperação das primeiras fontes já mapeadas na região.

Os participantes foram motivados a trazerem de casa sementes e mudas e o encerramento da atividade foi com um lanche e uma feira de troca de sementes e mudas para estimular a conservação de espécies nativas. Serão realizados mais dois encontros regionais, nas regiões Planalto e Campos de Cima da Serra, para apresentar as propostas e levantar novas sugestões de ações. Este projeto conta com o apoio da RGE e da SEMA (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS).

 


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress