Encontro Internacional destaca Justiça Social, Bem Viver e Agroecologia com Perspectiva de Gênero em Fortaleza
De 07 a 11 de novembro, a capital cearense sediou o Encontro Internacional de vivências da Escuela de Agroecología y Género da Rede Terra do Futuro América Latina. Com o tema “Justiça Social, Bem Viver e Agroecologia com Perspectiva de Gênero”, o evento reuniu representantes de organizações do Uruguai, Bolívia, Paraguai, Chile, Equador, Peru e Brasil.
Entre os participantes, estiveram entidades brasileiras sediadas nos estados do Rio Grande do Sul, Ceará e Distrito Federal. O CETAP, que integra a Rede Terra do Futuro, esteve representado por um integrante da sua equipe técnica, contribuindo para as discussões sobre os desafios e avanços na intersecção entre agroecologia e questões de gênero.
A atividade desempenhou o papel de etapa de conclusão do curso da Escuela de Agroecología y Género, visando promover a formação dentro das organizações que atuam com diversas temáticas em seus respectivos países. Durante a vivência, os participantes realizaram visitas de intercâmbio a agricultores vinculados à Rede EcoCeará, à comunidade indígena Kanindé e a uma comunidade quilombola na Serra do Evaristo.
Além disso, foram visitadas duas Feiras Agroecológicas, culminando a atividade no parque Cocó Adahil Barreto. Ao término do encontro, ficou indicado o encaminhamento de desenvolver o planejamento do curso de formação para o ano de 2024, consolidando o compromisso contínuo com os princípios da agroecologia e da equidade de gênero.