Campanha de apoio às comunidades atingidas pela catástrofe ambiental no RS

  • -

Campanha de apoio às comunidades atingidas pela catástrofe ambiental no RS

O Rio Grande do Sul está enfrentando um momento muito difícil, ocasionado por eventos climáticos que causaram uma enchente histórica e devastadora. Milhares de famílias estão desabrigadas e sem água, comida e serviços básicos. São mais de 400 municípios afetados e um número superior a 160 mil pessoas desalojadas de suas casas.

É neste contexto de grande impacto em toda a sociedade gaúcha, que a Cadeia Produtiva Solidária das Frutas Nativas do RS (CPSFN) e a Rede Ecovida de Agroecologia estão organizando uma campanha de apoio às pessoas e comunidade atingidas pelas enchentes. As duas organizações são historicamente reconhecidas pelos relevantes trabalhos desenvolvidos nas áreas da conservação ambiental, da produção de alimentos e de novas dinâmicas econômicas, baseadas na agroecologia e na economia solidária.

Este momento tão desafiador exige nossa ação e a união de forças para superar tantos desafios. Neste sentido, esta campanha busca arrecadar fundos a serem investidos em duas grandes frentes:

1°. Ações emergenciais:

Visando a compra e distribuição de itens para alimentação, água, higiene pessoal, limpeza, colchões e cobertores, com a finalidade de dar suporte às necessidades deste momento, especialmente para as famílias mais vulneráveis, que perderam tudo. Estes itens serão destinados aos espaços organizados por outras organizações da sociedade civil, que vêm atuando diretamente em frentes como abrigos e cozinhas comunitárias.

2°. Ações de restruturação e reorganização da vida das pessoas:

Visando a compra e distribuição de materiais e equipamentos que contribuam na reorganização da vida das pessoas em suas moradias, propriedades rurais e nos empreendimentos urbanos de geração de emprego e renda.

Gestão dos recursos

A gestão dos recursos recebidos será feita pelo CETAP (Centro de Tecnologias Alternativas Populares) – entidade filantrópica e membro da CPSFN e da Rede Ecovida – que será responsável pela administração dos recursos e realização da prestação de contas junto a doadores e financiadores.

A definição sobre a aplicação dos recursos arrecadados será de responsabilidade dos membros da coordenação estadual da CPSFN e da Rede Ecovida. Serão emitidos relatórios quinzenais sobre as arrecadações e destinação das mesmas.

Formas de contribuição

Temos duas formas para arrecadar as contribuições: por doação de valores para a conta bancária específica da campanha e através de projetos específicos para esse fim, executados em parceria com empresas, organizações de cooperação e instituições públicas.

>> Doação de pessoas físicas – através da chave PIX enchentes@cetap.org.br

>> Doações de pessoas jurídicas – através da chave PIX enchentes@cetap.org.br ou depósito na conta da campanha. Para cada doação será emitido um recibo pela entidade responsável pela gestão dos recursos (CETAP).

>> Projetos de parceria com empresas, organizações de cooperação e instituições públicas – estas organizações podem solicitar a apresentação de projetos com prazo de execução, valores e lista de itens para compra, definidos previamente entre as partes.


Conta bancária da campanha:
Banco do Brasil
Agência: 0092-2
Conta: 40.537-x

Para doações internacionais
Iban: BR8700000000000920000405370C1
Código Swift: BRASBRRJCTA

QR Code para PIX

* Foto da sede do município de Barra do Rio Azul, na região Alto Uruguai do RS, que ficou alagada no início de Maio/2024.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress