Estação Caxias do Sul do Circuito de Alimentos Agroecológicos recebe representantes da Fundação Banco do Brasil
A Estação Caxias do Sul do Circuito de Comercialização de Alimentos Agroecológicos recebeu a visita de representantes da Fundação Banco do Brasil (FBB), no dia 16 de setembro. O encontro, que ocorreu em Caxias do Sul/RS, reuniu famílias agricultoras da estação, a coordenação do projeto de estruturação do Circuito de Produtos Agroecológicos e representantes da Fundação Banco do Brasil, entidade financiadora da iniciativa.
Planejamento monitoramento e diálogo com a Fundação Banco do Brasil
Durante a manhã, os agricultores participaram de uma reunião de trabalho com a coordenação do projeto, que trouxe atualizações sobre o andamento das ações em diferentes estações do circuito. Também foram discutidos detalhes sobre a utilização dos novos equipamentos adquiridos por meio do projeto, como a embaladora automática de bandejas destinada à Estação Caxias do Sul. O equipamento, projetado para processar legumes, hortaliças e frutas, é visto como um passo importante para otimizar a comercialização dos produtos da estação.
No período da tarde, os representantes da Fundação Banco do Brasil se uniram às atividades. Além de monitorar o andamento do projeto, eles puderam conhecer de perto o impacto do investimento na estação e ouvir diretamente dos agricultores as expectativas e planos para o futuro. Também foi realizada uma demonstração da nova embaladora, que já está em funcionamento e promete aumentar a capacidade de produção para atender com maior eficiência os mercados consumidores.
Mais famílias poderão ser beneficiadas
A ampliação da capacidade de embalagens é vista pelos agricultores como uma oportunidade de aumentar a produção, o que pode resultar na inclusão de mais famílias no circuito agroecológico. Durante a visita, os agricultores também expressaram sua satisfação pelo reconhecimento e apoio da FBB, destacando o papel fundamental da Fundação na promoção da agroecologia e no fortalecimento da comercialização de alimentos saudáveis e sustentáveis.
Além das conversas e visitas, os representantes da Fundação Banco do Brasil aplicaram um questionário como parte do processo de monitoria do projeto, iniciado nesta fase. Esse monitoramento tem como objetivo garantir o bom uso dos recursos e a eficiência das ações realizadas em cada estação do circuito.
A parceria entre a FBB e a ECOTERRA, contando com a assessoria técnica do CETAP, busca fortalecer o Circuito de Comercialização de Alimentos Agroecológicos, que atua na produção, beneficiamento e comercialização de alimentos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, gerando impactos positivos na vida das famílias agricultoras e oferecendo alimentos de qualidade para as populações urbanas.