Capacitação em Produção de Mudas de Espécies Nativas do RS reúne especialistas no Parque Estadual do Papagaio Charão
No dia 11 de julho, um grupo de 30 viveiristas, professores, acadêmicos e técnicos em agroecologia do CETAP participaram de uma capacitação em produção de mudas de espécies nativas do Rio Grande do Sul. A atividade iniciou no Parque Estadual do Papagaio Charão, em Sarandi/RS. Na parte da tarde, os participantes visitaram um viveiro em Ronda Alta/RS.
A capacitação teve início com uma apresentação de Natalia Rosa Delazeri, da divisão de flora da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura – SEMA/RS, que discorreu sobre o Programa Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa – PROVEG RS e o trabalho da secretaria. Logo em seguida, o Engenheiro Florestal Leandro Dal Ri, integrante da equipe do Jardim Botânico de Porto Alegre/RS, abordou as etapas para a construção de um viveiro. Ele explicou desde a estrutura básica necessária (área cercada, quebra-vento, portão, caminhos, bancadas, sementeira e canteiros) até o processo de produção das mudas das plantas nativas, incluindo a coleta de sementes e a enxertia, entre outras técnicas.
No período da tarde, os participantes tiveram a oportunidade de visitar o Viveiro Garden Center Noy, em Ronda Alta, onde puderam conhecer na prática a estrutura do viveiro e observar o processo de produção das mudas de espécies nativas. Além disso, houve espaço para discussões sobre os desafios enfrentados pelos viveiristas nesse contexto.
Um projeto de implantação de viveiros artesanais está sendo desenvolvido pelo CETAP em parceria com a SEMA/RS. O objetivo é ampliar o acesso de agricultores agroecológicos a mudas de árvores nativas, com destaque para as frutíferas típicas do Rio Grande do Sul. Essas árvores desempenham papel fundamental na recomposição da biodiversidade, ao mesmo tempo que têm o potencial de gerar renda para as famílias, valorizando as frutas nativas do estado.
Esta capacitação faz parte de uma série de atividades e cursos promovidos pelo Programa Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa – PROVEG RS, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura – SEMA/RS. O programa objetiva promover, integrar e articular políticas e ações indutoras da restauração e conservação da vegetação nativa no RS, contribuindo para a conservação dos ambientes nativos e recuperação de ambientes degradados, sua biodiversidade, funções e serviços ecossistêmicos.