As Células de Consumidores Responsáveis (CCR) são uma tecnologia social criada para a comercialização de alimentos agroecológicos. Elas consolidam mercados alternativos para agricultores familiares que cultivam produtos orgânicos/agroecológicos, certificados pela Rede Ecovida de Agroecologia, garantindo-lhes preços justos.
As CCRs iniciaram a partir de um projeto de extensão do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar da UFSC. É um modelo de Venda Direta por Pedido Antecipado, no qual o/a consumidor/a paga antecipadamente, no início de cada mês, o valor referente às cestas que receberá durante o período. A organização da oferta, das logísticas e entregas, incluído o transporte, é feita pelos grupos de agricultores que abastecem cada uma das células.
Construção social dos mercados no Sul do Brasil: aproximando produtores e consumidores de alimentos agroecológicos Realização: Cepagro, Centro Vianei, CETAP e AS-PTA Apoio: Misereor Roteiro e direção: Marcelo S. Araujo Produção: MDA Comunicação Integrada Coordenação: Clara Comandolli de Souza, Edson José Klein, Fábio Silva, Gisa Garcia, Nayme Pigozzi e Natal João Magnanti