Circuito de Alimentos Agroecológicos realiza reunião para avaliação e planejamento
Nos dias 4 e 5 de dezembro de 2024, na Estação Três Arroios da ECOTERRA, foi realizada uma reunião do Circuito de Alimentos Agroecológicos, que reuniu 14 agricultoras e agricultores representantes das estações que integram a ECOTERRA.
O evento teve como principal objetivo avaliar as atividades realizadas em 2024 e fazer o planejamento para 2025, a partir das ações do Projeto Circuito de Produtos Agroecológicos do Brasil, uma parceria entre a Associação Regional de Cooperação e Agroecologia (ECOTERRA) e a Fundação Banco do Brasil (FBB).
Durante o encontro, cada estação apresentou um panorama das ações desenvolvidas ao longo do ano, destacando avanços e dificuldades, além de projeções para o próximo período. Após as apresentações, o grupo debateu os principais entraves e dificuldades no trabalho realizado ao longo deste ano e possibilidades de melhorias. Entre os pontos discutidos e acordados no encontro estiveram encaminhamentos sobre o andamento das atividades na Estação Curitiba-PR e ajustes nas rotas de circulação, armazenamento e entrega de produtos.
Além disso, foram definidas ações de incidência política a serem implementadas em 2025 e discutido o planejamento da produção de alimentos em todas as estações do Circuito para o próximo ano. Também ficaram marcadas as duas próximas atividades envolvendo o coletivo das estações: uma reunião em 17 de janeiro de 2025, na Estação São Marcos/RS, e um encontro de divulgação das ações realizadas no projeto de parceria com a FBB, programado para 21 de fevereiro de 2025, novamente na sede da ECOTERRA, na Estação Três Arroios/RS.
Sobre o Circuito de Alimentos Agroecológicos
O Circuito de Alimentos Agroecológicos do Brasil é uma iniciativa que busca fortalecer a produção e comercialização de alimentos orgânicos, produzidos de forma agroecológica, promovendo a agricultura familiar e a sustentabilidade.
A parceria entre a ECOTERRA e a FBB tem sido importante para a ampliação da produção e do acesso a estes alimentos, envolvendo diferentes estações de produção e comercialização de produtos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP) é a organização responsável pelo acompanhamento técnico na produção dos alimentos e contribui na coordenação do projeto de parceria.