Encontro em Três Arroios reforça apoio da Fundação Banco do Brasil à produção agroecológica
No dia 8 de outubro, agricultoras e agricultores da Estação Três Arroios da Ecoterra, integrante do Circuito de Comercialização de Alimentos Agroecológicos, participaram de uma reunião com a coordenação do projeto de parceria entre a Ecoterra e a Fundação Banco do Brasil (FBB). O objetivo do encontro foi reforçar o compromisso com a ampliação da produção e a melhoria da circulação de alimentos agroecológicos, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
A reunião iniciou com a fala de Reinaldo Rodrigues, da equipe responsável pelo monitoramento de projetos apoiados pela FBB. Reinaldo destacou o papel da Fundação no incentivo à produção agroecológica e no fortalecimento da agricultura familiar, relembrando uma visita anterior ao local, realizada durante o monitoramento do projeto Ecoforte. Ele enfatizou o potencial produtivo da região e a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento local.
A direção da Ecoterra, que tem sua sede em Três Arroios/RS, também abordou o impacto positivo da parceria, ressaltando que os recursos irão fortalecer a cadeia produtiva e a logística de comercialização. O coordenador do Projeto Circuito de Produtos Agroecológicos do Brasil, membro da equipe técnica do Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP), destacou a importância de valorizar a agroecologia, que responde à crescente demanda por alimentos saudáveis e se configura como um modelo sustentável, com um papel essencial na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
Diagnóstico inicial sobre a produção e comercialização de alimentos
Durante o encontro, foram aplicados questionários de marco zero, que permitirão fazer um diagnóstico com dados das famílias beneficiárias sobre fontes de renda, participação em organizações sociais e acesso à assistência técnica. As informações coletadas incluem o sistema de produção das propriedades, os tipos de culturas cultivadas e as quantidades destinadas à venda e ao consumo próprio. Além das entrevistas com as famílias, estão sendo coletados dados sobre a estrutura das Estações da Ecoterra. O levantamento incluiu detalhes como localização, número de famílias e pessoas integrantes, infraestrutura para produção, processamento, armazenamento e logística de transporte, além da lista de produtos produzidos e comercializados via o circuito agroecológico nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.