3º Encontro sobre Abelhas Nativas Sem Ferrão reúne meliponicultores em Erechim
O 3º Encontro sobre Abelhas Nativas Sem Ferrão na Região Alto Uruguai do RS acontece no dia 30 de novembro, no Auditório do Bloco B da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. O evento, que tem como objetivo promover a troca de experiências e o aprimoramento das técnicas de criação de abelhas nativas, reunirá meliponicultores, pesquisadores, estudantes e técnicos da área.
A programação contará com palestras sobre boas práticas na produção de mel, empreendedorismo na meliponicultura, agroindústria e legalização do processamento. Além disso, serão realizadas oficinas e rodas de conversa sobre diversos temas relacionados às abelhas nativas.
Um dia dedicado às abelhas
O encontro terá início às 8h, com o credenciamento dos participantes. Ao longo do dia, assessores convidados abordarão temas como a produção de mel, as oportunidades de negócios no setor e os aspectos legais envolvidos na comercialização de produtos derivados da meliponicultura.
No período da tarde serão realizadas oficinas e rodas de conversa abordando temas relacionados ao manejo e multiplicação das abelhas nativas e sobre processamento e utilização do mel para a saúde e também como fonte de renda. Serão oferecidas oficinas para o público que está interessado no tema e iniciando a criação das abelhas nativas e também para quem já tem experiência no manejo e busca trocar experiências e aprimorar técnicas.
Para encerrar o evento, será servido um coquetel com produtos da biodiversidade nativa, uma oportunidade para os participantes degustarem alimentos produzidos a partir das frutas nativas do Rio Grande do Sul.
Inscrições e informações
As inscrições podem ser feitas até o dia 24/11, de forma online, preenchendo o formulário AQUI.
A taxa de inscrição é de R$ 20,00 e inclui o almoço no Restaurante da UFFS. Há também a opção de participar somente do evento, sem o almoço, por R$ 5,00.
Maiores informações e escolha da oficina da tarde pelos telefones/WhatsApp: (54) 98405-1229, com Vitor e (54) 99640-6514, com Edson.
Sobre as abelhas nativas sem ferrão
As abelhas nativas sem ferrão são polinizadores essenciais para a agricultura e a conservação da biodiversidade nativa. No entanto, muitas espécies estão ameaçadas de extinção devido à perda de habitat e ao uso de agrotóxicos. O cultivo dessas abelhas contribui para a preservação do meio ambiente e para a produção de alimentos de alta qualidade nutricional.