Encontros divulgam potencial de comercialização de produtos da sociobiodiversidade e política de preço mínimo da Conab
Nos dias 26 e 27 de setembro, ocorreram dois encontros para a conscientização e mobilização em prol da comercialização dos produtos da sociobiodiversidade da região sul do Brasil. Os eventos foram realizados na Fazenda da Estrela, em Vacaria/RS, no dia 26, e na cidade de Ipê/RS, no dia 27, reunindo um total de 30 pessoas, entre famílias agricultoras, representantes de organizações de assistência técnica, comercialização, sindicatos e prefeituras.
O objetivo principal desses encontros foi divulgar, sensibilizar e mobilizar as pessoas sobre o uso e a conservação das espécies nativas da região, além de promover a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), implementada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Ambos os dias de evento foram marcados por resgates dos potenciais usos das espécies nativas da região e pelas ações desenvolvidas pelo Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP) ao longo do tempo nesse sentido. Representantes da Conab compartilharam informações sobre a iniciativa e orientaram os presentes sobre como acessar a PGPM-Bio, com um enfoque especial na cultura do pinhão.
Uma das principais discussões durante os encontros foi a baixa adesão à política por parte das famílias agricultoras da região. Isso se deve, em grande parte, à falta de informação e ao receio de que o processo de acesso seja excessivamente burocrático. Os encontros proporcionaram um momento valioso para a interação entre o público presente e os representantes da Conab, permitindo que dúvidas e preocupações fossem esclarecidas.
Embora a PGPM-Bio já esteja em vigor há alguns anos, a expectativa é que, após esses encontros, a política ganhe uma maior adesão e abrangência dentro do território extrativista da região sul do Brasil. A organização dos eventos contou com a participação do CETAP, Conab, Centro Ecológico de Ipê e o Sindicato dos Trabalhadores e Assalariados Rurais de Vacaria e Muitos Capões.