Festa do Dia do Agricultor em Erval Grande debate futuro da agricultura familiar e a produção de alimentos
A Festa do Dia do Agricultor e da Agricultora reuniu em torno de 300 pessoas na sede da comunidade Vilanova, em Erval Grande/RS, no dia 27 de julho. Além de comemorar o dia do agricultor, a atividade teve como objetivo proporcionar um momento de formação, abordando a importância da organização da agricultura familiar e o desenvolvimento da agroecologia.
Inicialmente o coletivo de mulheres do SUTRAF conduziu uma mística, refletindo sobre a importância das sementes e a resistência, organização e afirmação da agricultura familiar. Em seguida iniciou o seminário com o tema “O futuro da agricultura familiar e a produção de alimentos”.
O seminário foi dividido em três blocos. O primeiro abordou a importância da organicidade e coletivo dos agricultores, através do associativismo e do cooperativismo, com a fala do extensionista da EMATER/RS, Cleunir Paris. O segundo tema foi abordado por Ulisses Pereira de Mello, professor da UFFS Campus Erechim, sobre a emergência climática e a agroecologia como alternativa e forma de mitigação dos efeitos climáticos. Emelson Bonamigo dos Santos, integrante da equipe técnica do CETAP, fez a fala final do seminário, abordando a agroecologia em Erval Grande e trazendo o tema da certificação orgânica e projetos que estão contribuindo para a promoção da sociobiodiversidade nativa.
A atividade que reuniu as famílias agricultoras foi organizada pelo SUTRAF de Erval Grande, CAPA, CETAP, EMATER, Prefeitura municipal de Erval Grande e CRESOL. Durante o dia também aconteceu uma feira de sementes e produtos da agricultura familiar, para trocas e comercialização. Esta foi a segunda edição da festa do agricultor que tem o caráter também de ser um espaço formativo e de afirmação da agricultura familiar.