Festival Santa Catarina Agroecológica estimula a troca de conhecimentos e experiências entre grupos e organizações

  • -

Festival Santa Catarina Agroecológica estimula a troca de conhecimentos e experiências entre grupos e organizações

Tags : 

De 6 a 8 de outubro aconteceu, em Florianópolis/SC, o Festival “Santa Catarina Agroecológica”. O evento iniciou com o Seminário “Mulheres e Agroecologia”, na sexta-feira (6/10), prosseguindo com o 11º Encontro do Núcleo Litoral Catarinense da Rede Ecovida de Agroecologia, no sábado e domingo (7 e 8/10).

A ideia do Festival é promover e valorizar a agricultura agroecológica, com destaque para participação das mulheres. Além de estimular a troca de conhecimentos e experiências entre grupos e organizações de Agroecologia do Sul do Brasil e da América Latina. O Festival é promovido pelo Cepagro e pelo Grupo Ilha Meiembipe da Rede Ecovida de Agroecologia, com patrocínio da Fundação Banco do Brasil (FBB) e apoio da Inter-American Foundation (IAF).

081017-festival-sc-agroecologica-03

O Seminário “Mulheres e Agroecologia” tem como objetivo valorizar e socializar as experiências de empoderamento e protagonismo feminino na Agroecologia, ampliando a reflexão em torno das questões de gênero. O público foi formado por agricultoras e agricultores, estudantes, técnicas e técnicos de extensão rural e profissionais de diversas áreas. Participaram dos painéis mulheres da agroecologia dos três estados do sul do Brasil, além de representantes da organização Fundesyram (El Salvador), do Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina e da Articulação Nacional de Agroecologia. O Cetap participou com três representantes, integrando o painel Experiências de protagonismo e empoderamento feminino na agroecologia.

O Núcleo Litoral Catarinense da Rede Ecovida reúne cerca de 120 famílias com certificação participativa de produção orgânica, abrangendo 24 municípios desde Joinville a Garopaba. O Encontro do Núcleo é realizado anualmente. A programação contou com palestras e oficinas com temáticas agroecológicas, abertas para o público externo à Rede Ecovida de Agroecologia no domingo 8 de outubro.

Com informações do Cepagro

Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress