Integrantes da Rede Terra do Futuro visitam sede do CETAP, cooperativa de reciclagem e escola
Um dos dias da Assembleia Latino-americana da Rede Terra do Futuro sempre é reservado para uma “saída à campo”, onde os participantes visitam experiências e trocam informações sobre o trabalho realizado pela entidade anfitriã do encontro. Neste ano, os representantes das organizações puderam conhecer um pouco mais do trabalho realizado pelo CETAP na cidade de Passo Fundo/RS.
No início da manhã o grupo foi recepcionado na sede da entidade, que fica no Bairro Boqueirão, em Passo Fundo. A área vem sendo organizada como um centro para formação, voltado para diversos temas ligados à agroecologia. É um espaço urbano que dialoga com a alimentação saudável, educação ambiental e social, recebendo grupos de diferentes idades para cursos, debates e visitas guiadas.
O bate papo inicial contou com a presença de uma das proprietárias da área, Rosa Locatelli Kalil, que explicou como esse terreno urbano, próximo do centro da cidade, foi se tornando um espaço dedicado ao cultivo orgânico pelas mãos de seu pai, ao longo de várias décadas, até a chegada do CETAP no local. A equipe técnica da entidade explicou como a área está organizada hoje e todos fizeram uma caminhada pelo local, passando pelo viveiro de mudas nativas e pela Unidade de Referência Urbana em Meliponicultura, que abriga diferentes espécies de abelhas nativas sem ferrão, além de conhecer alguns equipamentos disponíveis no local.
Todos também puderam conhecer o Encontro de Sabores, um empreendimento urbano com ações concretas focadas no uso da biodiversidade nativa (frutas nativas) para alimentação. A unidade de processamento fica junto à sede do CETAP e funciona como um importante laboratório de inovação, especialmente na área alimentar. Ali foi servido um lanche, onde foram degustados diferentes produtos elaborados e produzidos com alimentos agroecológicos cultivados na região. Os diferentes sabores, a produção e distribuição, além do impacto social e ambiental desse processo foram temas abordados neste momento.
Outro espaço visitado foi a Cooperativa de Reciclagem Recibela, responsável pelo funcionamento da usina de reciclagem que recebe o material da coleta seletiva na cidade de Passo Fundo. Esse local de reciclagem de resíduos sólidos é coordenado exclusivamente por mulheres urbanas e conta com o apoio do CETAP para manutenção de uma cozinha coletiva, que serve três refeições diárias para todos os trabalhadores da cooperativa. Ali também foi instalada uma horta urbana orgânica para produção de alimentos que compõe a alimentação do grupo e que segue sendo ampliada com o apoio técnico do CETAP.
O grupo também esteve na Escola Municipal de Educação Infantil Padre Alcides Guareschi, localizada na Vila Victor Issler e que trabalha com cinco turmas de crianças entre 3 e 5 anos de idade. Nessa escola pública se construiu uma metodologia de trabalho unindo a prática do trabalho com horta urbana, compostagem e meliponário, com diferentes temas da educação e do desenvolvimento das crianças. Uma das marcas desse trabalho é o impacto social neste território e o envolvimento da comunidade. Durante a visita também foi realizado o lançamento da cartilha elaborada pelo CETAP e a equipe de professoras da escola, intitulada “Mãos na terra, consciência no prato”.