Mutirão para plantio de árvores nativas no Sítio Renascer em Caseiros
Uma atividade de plantio de árvores nativas no Sítio Renascer Espaço Terapêutico, em Caseiros/RS, envolveu 25 pessoas, entre alunos e professoras do 3° e 4° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Marechal Rondon, de Muliterno, e também sete usuários da APAE. A atividade, que aconteceu no dia 4 de julho, faz parte do projeto de restauração ambiental e proteção de nascentes, desenvolvido pelo CETAP em parceria com a SEMA, com apoio da RGE.
A agricultora Lucimara, responsável pelo sítio, concilia neste espaço seu trabalho como terapeuta integrativa das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Ali ela atende a rede municipal escolar do município de Muliterno, a APAE e grupos de mulheres. O projeto de recuperação das nascentes que existem no sítio inclui o cercamento para proteger a fonte dos animais, o plantio de árvores nativas e a capina seletiva do ambiente.
Nesta atividade aconteceu um diálogo sobre o ciclo da água e a essencialidade da proteção e recuperação de nascentes, principalmente na atualidade, e sua conexão com a preservação da floresta nativa. Foi feito o plantio de árvores no raio cercado ao entorno da nascente, sendo algumas mudas produzidas na própria propriedade. Algumas das variedades plantadas foram: chorão, cedro, jabuticaba, guajuvira e cereja. As atividades no sítio são permanentes, em breve os participantes irão plantar mais e produzir outras mudas também. Será feito outro mutirão de plantio numa segunda nascente existente no sítio.