Oficina de Cosmética Artesanal estimula uso de produtos naturais disponíveis nas comunidades rurais
Nos dias 10 e 11 de outubro aconteceu, na Comunidade Rural Conceição, no município de Pinhal da Serra/RS, região dos Campos de Cima da Serra, a Oficina de Cosmética Artesanal direcionada às mulheres da Associação Sementes da Esperança, que também vem trabalhando com extrativismo e compõem a Cadeia Produtiva Solidaria das Frutas Nativas (CPSFN).
A associação sempre busca novas possibilidades para agregar na gama de produtos feitos pelas mulheres. O artesanato sempre foi presente e os cosméticos fazem parte do dia a dia das agricultoras, e aprender como faze-los de forma natural, dialoga com a proposta do grupo de trabalhar com as espécies nativas, além de trazer mais autonomia e ampliar o uso de produtos que estão disponíveis na comunidade, como sebo, polpa de butiá e folhas de guamirim.
Valorização e novos usos das espécies nativas
O objetivo da oficina, conduzida por Fernanda Rosa, empreendedora do ramo com a marca Mandinga Pura e também integrante da CPSFN, foi compartilhar técnicas de produção de sabonetes e cremes elaborados com produtos naturais, dando ênfase para produtos da biodiversidade nativa da região. Com a intenção de experenciar novos usos e valorizar as espécies nativas, as mulheres produziram sabonetes com a polpa do butiá e creme com hidrolato de guamirim, produtos nativos abundantes na região dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul.
O butiá é uma das frutas que o grupo de mulheres extrativistas coleta anualmente para consumo, processamento da polpa e venda, inclusive na feira local de Pinhal da Serra. O grupo conta com acompanhamento técnico do CETAP e integra as dinâmicas de comercialização da CPSFN. A Oficina de Cosmética Artesanal reuniu 15 mulheres agricultoras e foi organizada pelo CETAP, a Associação Sementes da Esperança, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e o empreendimento Mandinga Pura, contando com o apoio do projeto do CETAP em parceria com a Fundação Banco do Brasil. Ficou encaminhado que a parceria será aprofundada num reencontro durante o Encontro Estadual da CPSFN, que ocorre no final deste ano, em Passo Fundo/RS.