Oficina de destilação e saboaria artesanal promove potenciais da sociobiodiversidade local

  • -

Oficina de destilação e saboaria artesanal promove potenciais da sociobiodiversidade local

No dia 5 de julho, no Horto Dedo Verde, em Vacaria/RS, aconteceu uma oficina de destilação e saboaria artesanal. O evento reuniu 25 pessoas, incluindo agricultores, feirantes agroecológicos e consumidores urbanos, com o objetivo de divulgar os potenciais dos produtos da sociobiodiversidade local.

A atividade teve início com a destilação de hidrolato de guamirim (Myrcia oblongata), uma espécie abundante na região dos Campos de Cima da Serra gaúcha. O hidrolato extraído foi utilizado na confecção de sabonetes artesanais, que foram enriquecidos com folhas de ora-pro-nobis, uma planta alimentícia não convencional (PANC) de grande importância.

A destilação teve como objetivo principal destacar as potencialidades do hidrolato, um produto ainda pouco conhecido pela sociedade, apesar de sua produção abundante. Além disso, buscou-se ressaltar o potencial dos hidrolatos feitos a partir de espécies nativas da região. A oficina despertou grande interesse entre os participantes, que demonstraram entusiasmo e interação durante todo o evento.

Ao término da oficina, manifestou-se o desejo de promover mais destilações e oficinas, abrangendo outros cosméticos naturais que possam ser produzidos a partir do hidrolato, como cremes hidratantes. Essa demanda local evidencia o interesse crescente por produtos sustentáveis e a valorização da sociobiodiversidade presente na região.

A oficina foi promovida pelo CETAP, em parceria com o empreendimento Yatay, que desenvolve cosméticos naturais. Eventos como esse fortalecem o vínculo entre produtores, feirantes e consumidores, estabelecendo uma rede de valorização da produção local.


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress