Oficina de saboaria natural aborda novos usos para ervas medicinais em São João da Urtiga/RS
No dia 6 de julho, um grupo de 35 pessoas, vindas das regiões Altos da Serra, Planalto e Alto Uruguai se reuniram no Sítio Viva Flor, em São João da Urtiga/RS, para uma Oficina de Saboaria Natural. A atividade foi organizada em conjunto pelo CETAP e o SINTRAF São João da Urtiga, com a parceria do Sítio Viva Flor.
A demanda por uma atividade sobre o uso de ervas medicinais partiu do SINTRAF São João da Urtiga, e a proposta foi realizar uma atividade de preparo de óleo essencial e hidrolato, com aplicação na saboaria natural. O objetivo foi demonstrar que além dos usos medicinais das ervas aromáticas e medicinais, elas também podem ser aproveitadas para a formulação de outros produtos.
A atividade teve início com uma recepção pela família responsável pelo Sítio Viva Flor. Em seguida, ocorreu a apresentação teórica feita pela representante do empreendimento YATAI Cosméticos Agroecológicos, onde foram compartilhadas fórmulas e dicas sobre como selecionar as matérias-primas para a produção do sabão.
Após esclarecerem as dúvidas teóricas, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar a destilação da erva-cidreira, utilizando um destilador para extrair óleo essencial e hidrolato, que seriam posteriormente aplicados na confecção do sabão. Durante o processo, foi evidenciado o cuidado e a atenção dedicados à extração desses elementos naturais.
Enquanto o sabão passava pelo processo de resfriamento, os participantes foram conduzidos a uma visita à área de produção e manejo orgânico do sítio, conversando sobre a diversidade presente na propriedade. De volta à parte final do processo de fabricação, o sabão foi moldado e os participantes receberam explicações sobre o processo de cura e corte do produto. O diálogo a partir das dúvidas que surgiram proporcionou um aprendizado mais abrangente a todos os presentes.