Oficina ensina a construir iscas para abelhas nativas em Caseiros/RS
Em um encontro realizado no dia 22 de outubro, no Sítio Renascer, em Caseiros/RS, um grupo diverso de pessoas aprendeu a construir iscas para capturar abelhas nativas sem ferrão. A iniciativa, promovida em parceria pelo CETAP e o sítio, reuniu agricultoras e agricultores da região, integrantes da APAE de Muliterno/RS e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Caseiros, com o objetivo de promover a conservação da biodiversidade e incentivar a criação de abelhas nativas.
O grupo de aproximadamente 30 pessoas se reuniu em um jabuticabal, onde a equipe técnica do CETAP conduziu a oficina, abordando a importância das abelhas nativas para a sociobiodiversidade local e ensinando técnicas para confecção das iscas utilizando materiais simples e de fácil acesso. Após a construção, as iscas foram instaladas em árvores da mata, onde serão monitoradas para verificar a aproximação de enxames.
Além de promover a conservação ambiental, a atividade também busca incentivar a criação de meliponários na região. O Sítio Renascer integra o projeto de restauração de nascentes em parceria com o CETAP, SEMA e RGE, tendo previsto na proposta que está sendo executada, aliar a criação de abelhas nativas com a conservação da sociobiodiversidade