Plenária do Núcleo Planalto da Rede Ecovida debate sistemas regenerativos
Cerca de 75 agricultoras e agricultores da Rede Ecovida de Agroecologia se reuniram no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo/RS, no dia 1º de dezembro de 2024, para a segunda Plenária do Núcleo Planalto em 2024. O evento, que contou com a participação da equipe técnica do CETAP, foi marcado por atividades de formação, organização interna e troca de experiências.
Com o tema “Sistemas Regenerativos na Prática”, a bióloga e agrofloresteira Mirian Fabiane Dickel apresentou os benefícios da adoção de práticas que promovem a saúde do solo, a biodiversidade e a resiliência dos sistemas produtivos, especialmente diante das mudanças climáticas. A partir de uma retrospectiva de como se organizavam e ainda se organizam algumas sociedades da América Latina, em relação ao cultivo da terra, a palestrante abordou princípios e técnicas que podem ser aplicadas nas propriedades das famílias agricultoras.
Na sequência, os participantes realizaram uma visita à horta do santuário, onde puderam observar na prática os conceitos discutidos e identificar oportunidades de melhoria. Um experimento com água oxigenada, a partir da coleta de amostras de solo em três pontos da horta, demonstrou a importância da cobertura do solo para a vida microbiana, fundamental para a fertilidade e a saúde do ecossistema.
O almoço, preparado com alimentos orgânicos, locais e sazonais pelo Coletivo Flor de Pitanga, de Itatiba do Sul/RS, foi um momento de confraternização e valorização da produção agroecológica. A tradicional Feira do Núcleo, realizada após o almoço, proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecer os produtos dos demais integrantes da rede, além de trocar sementes e bioinsumos. No turno da tarde, foram discutidas questões organizacionais do núcleo, como o cronograma das visitas da comissão de olhar externo para 2025, que garantem a certificação orgânica para as famílias agricultoras na região.