Produto orgânico: justo e sustentável
A Semana do Alimento Orgânico, que acontece no período de 24 de maio a 01 de junho de 2024, tem como tema “Produto Orgânico: Melhor para a Vida”. Esta é uma campanha nacional, promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, que já está na sua 20ª Edição, e pretende divulgar aos consumidores o papel da produção agroecológica no enfrentamento dos grandes desafios da atualidade: o combate à fome, a mitigação das emergências climáticas e a ampliação da oferta de alimentos que promovam a saúde da população.
O slogan escolhido para a campanha neste ano é “Produto orgânico: justo e sustentável” e busca estimular o debate sobre o que consideramos como um alimento justo. Produzir de forma agroecológica significa muito mais que deixar de utilizar insumos químicos e agrotóxicos, mas também estabelecer relações justas de trabalho e integrar a produção com o meio ambiente, favorecendo a recuperação e valorização da sociobiodiversidade e produzindo alimentos mais saudáveis, capazes de garantir nossa segurança alimentar.
Este modelo de produção também é justo por estimular a relação direta entre produtores e consumidores, através das Feiras Ecológicas e de outras dinâmicas de comercialização que garantem o abastecimento das cidades. Esta integração favorece o controle social sobre a produção orgânica e estimula relações de confiança, comprometendo toda a cadeia produtiva e de consumo. Isso também fortalece a organização das famílias agricultoras e possibilita o acesso a políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Esta semana busca, a cada ano, ampliar a percepção dos consumidores sobre a importância da produção agroecológica, sendo um momento de também valorizar as famílias produtoras e aquelas que estão em transição agroecológica, estimulando para que mais pessoas se envolvam neste processo. Além de abordar os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses alimentos, precisamos avançar no processo de conscientização sobre a importância do consumo responsável para um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.