A restauração de nascentes contribui para a segurança hídrica não só das famílias agricultoras, mas para a conservação da biodiversidade local, que beneficia toda a população, a fauna e a flora nativa de uma região.
A água é essencial para o bem viver das espécies e para a sustentabilidade dentro da agricultura de base ecológica e é indispensável para produção de alimentos. A partir desta importante demanda o CETAP elaborou um projeto para trabalhar a restauração de nascentes nas regiões norte e nordeste do RS, onde foram mapeadas 200 nascentes em propriedades de agricultura familiar.
Esta ação já teve efeitos importantes na vida de muitas pessoas, especialmente de quem se envolveu diretamente na execução do projeto. Conheça um pouco mais sobre este projeto e como ele vem despertando novas ideias de conservação ambiental e geração de renda para as famílias.
_________________________________________________ Realização: Centro de Tecnologias Alternativas Populares – CETAP
Imagens: Marcelo Araujo Apoio: Equipe Técnica do CETAP – Êmily Barbosa Rodrigues e Mário Gusson Projeto “Ampliação das estratégias e ações de conservação e uso da água e da sociobiodiversidade em propriedades de famílias agricultoras das regiões norte e nordeste do Rio Grande do Sul”. Realização: Cetap Apoio: SEMA/RS e RGE