Relatório de Indicadores Agroecológicos 2023/2024: um panorama da agroecologia na América Latina

  • -

Relatório de Indicadores Agroecológicos 2023/2024: um panorama da agroecologia na América Latina

O projeto Agroecologia na América Latina: Construindo Caminhos anuncia a publicação de seu mais recente Relatório de Indicadores Agroecológicos, com dados coletados entre julho de 2023 e junho de 2024. Esta é a quarta edição do relatório, elaborado de forma colaborativa por 10 organizações sociais de sete países latino-americanos, em parceria com a Universidade da Colúmbia Britânica (UBC) e 313 famílias agricultoras.

A publicação traz uma análise abrangente de 11 indicadores agroecológicos, cobrindo aspectos sociais, econômicos e ambientais da agricultura agroecológica. Os dados, coletados em colaboração com agricultores e agricultoras a partir de cadernos de campo e ferramentas digitais como o LiteFarm e o SurveyStack, foram sistematizados para oferecer uma visão abrangente da realidade da agricultura agroecológica no Brasil, Paraguai, Equador, Colômbia, Guatemala, El Salvador e México.

O relatório aborda temas como agrobiodiversidade, adoção de práticas agroecológicas, sustentabilidade econômica, formas de comercialização e relação com consumidores. Também explora questões de gênero e geração, além de refletir sobre os desafios e soluções para promover a permanência da juventude no campo e fortalecer os mercados agroecológicos.

Com essa iniciativa, buscamos contribuir com a construção de conhecimento agroecológico e incidir na formulação de políticas públicas e projetos que promovam as transições agroecológicas e apoiem agricultores/as familiares na gestão de suas unidades agrícolas a partir de informações claras, consistentes e evidenciadas.

O relatório está disponível para download em portuguêsespanhol e inglês.

A pesquisa-ação Agroecologia na América Latina: Construindo Caminhos tem o apoio da Fundação Interamericana (IAF) e da Universidade da Colúmbia Britânica e é desenvolvida coletivamente pelas seguintes organizações: CepagroCETAP e Movimento Mecenas da Vida – MMV (Brasil), Corporación Buen Ambiente – Corambiente (Colômbia), Fundesyram (El Salvador), Movimiento de Economía Social y Solidaria del Ecuador – meSSe (Equador), Asociación de Productores Orgánicos – APRO (Paraguai), Asociación Vivamos Mejor (Guatemala), Centro Campesino para el Desarrollo Sustentable, A.C. e Tijtoca Nemiliztli, A.C. (México).

Fonte: Cepagro


Buscar

Arquivo

Galeria de fotos

plugins premium WordPress